Cada vez mais as empresas devem se adequar às tendências de marketing, até mesmo para se manter sempre relevante dentro desse mercado. No entanto, como estamos vivendo em um período onde as coisas estão sempre evoluindo, é normal ficar um pouco perdido.
Por isso, no artigo de hoje, resolvemos elencar algumas das principais tendências de marketing para as empresas. Gostou? Então não deixe de conferir!
Quais são as tendências de marketing para empresas?
Não é fácil se manter sempre atual em relação ao mercado digital, haja vista que ele está sempre em constante mudança.
Mas, para deixar as coisas um pouco mais simples para você, nos próximos parágrafos iremos mostrar algumas das tendências de marketing para as empresas. Confira.
1. Marketing de conteúdo
Para aqueles que já estão acompanhando o mercado digital há um certo tempo, com certeza já deve ter ouvido falar desse tempo. E, ainda que essa seja uma estratégia muito utilizada desde 2013, a verdade é que essa é uma tendência que vai permanecer para os próximos anos.
Apenas para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já usam essa estratégia em suas ações de marketing, o qual pode se tornar um grande diferencial, em especial se for apostar no mix de conteúdo. Dentre algumas opções de conteúdos, podemos citar:
- Artigos;
- E-book;
- Infográficos;
- Vídeos;
- Apresentação de slide etc.
O importante é investir em formatos que agradem os consumidores da web. No entanto, não há como negar que a postagem de conteúdo em blogs ainda é a principal “isca”, por assim dizer, para atrair o público-alvo.
Afinal de contas, é por meio do seu blog que se torna possível mostrar a sua autoridade em determinado tema, além de esclarecer maiores detalhes e dúvidas sobre o seu produto ou serviço.
Sendo assim, não há como negar que essa é sim uma das tendências de marketing. O marketing de conteúdo ainda tem o seu valor, por intermédio de pesquisas sobre publicidade online.
2. Mobile marketing
Outra das grandes tendências de marketing é o mobile, haja vista que hoje em dia são muitas as pessoas que utilizam dispositivos móveis. Sendo assim, pensar nesses usuários tem se tornado fundamental.
Aqui no Brasil, cerca de 79% de todo o tráfego provém de tablets, notebooks e smartphones, principalmente.
Inclusive, de acordo com as previsões, estima-se que até 2022 esses números vão se tornar ainda mais expressivos.
Então, não há como negar que essa é uma das maiores tendências de marketing, a qual merece devida atenção ao considerar a execução das ações do seu negócio.
Isso quer dizer que sites que não possuem um design responsivo com certeza irão perder clientes. E, se você investe em anúncios online, é fundamental começar a usar em plataformas dedicadas aos dispositivos móveis.
Mesmo porque, de acordo com as tendências, o ritmo para os próximos anos só evidencia o uso de aplicativos.
Ademais, o Brasil ocupa a segunda posição mundial da lista de países que usam mais aplicativos por mês. Ou seja, fica mais do que claro que essa é uma das grandes tendências de marketing.
3. Vídeo marketing
A utilização de vídeos para as estratégias de marketing digital também é mais uma grande tendência para os próximos anos.
Afinal de contas, de acordo com alguns dados, a inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages tende a aumentar as taxas de conversão em até 80%, enquanto o e-mail marketing é capaz de ampliar em até 300% a taxa de clique.
Isso quer dizer que páginas institucionais, em plataformas como o YouTube, Instagram, Facebook e Vimeo também são boas alternativas.
O ideal é que você sempre desenvolva a sua estratégia levando em consideração os canais que se adequem com a sua audiência.
A principal questão que você precisa saber é que os vídeos tem uma grande capacidade de engajar, o qual pode ajudar a encantar o seu consumidor.
4. Big Data
A coleta de dados também é uma das tendências de marketing, sendo um grande diferencial ao se tratar de prever e analisar a posição de mercado.
No entanto, os dados mais comuns são aqueles que se relacionam aos consumidores, que dão para a empresa a chance de segmentar, personalizar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.
Ou seja, isso acaba tornando o relacionamento entre a empresa e cliente uma via de mão dupla, onde as reações dos consumidores devem ser registradas em tempo real.
Dessa forma, a instituição analisa, a qual deve corresponder com uma incrível empatia e rapidez. E, de acordo com o relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento na coleta de dados deve crescer por volta de 50% no próximo ano.
Ou seja, estima-se uma receita de 187 bilhões de dólares para esse setor. Então, também não há como negar que essa tecnologia traz bons resultados para as empresas que se mantém atenta às tendências de marketing.
5. Automação
Um dos fatores que contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios é justamente a automação de processos.
E, em relação ao marketing, não é nem um pouco diferente. Afinal de contas, as ferramentas de envio de e-mail, CRM ou monitoramento ainda são excelentes aliadas para os empreendedores digitais.
Ademais, de acordo com a pesquisa Martech 2018, apontou que 69,9% das empresas que foram entrevistadas possuem uma ferramenta de automação.
Sendo assim, torna-se possível gerar mais leads do que as instituições que se utilizam de um software específico. Tudo isso sem sequer falar da taxa elevada de conversão de visitantes em leads.
6. Pesquisa por voz
Estamos vivendo em uma época que preza pela praticidade. Sendo assim, a pesquisa por voz vem se tornando a preferência de muitos brasileiros.
Afinal de contas, apenas com algumas palavras, o usuário consegue encontrar com maior facilidade de qualquer tipo de informação.
Inclusive, em 2018, cerca de 40% das pessoas que participaram de uma pesquisa chamada “Mobile Voice Usage Trends” disseram usar a pesquisa por voz. Sendo assim, não há como negar que essa também é uma das tendências de marketing.